O Projeto

JUSTIFICATIVA:

A sociedade atual caracteriza-se pela busca de informação e de conhecimento, atos que se dão pela leitura, mas a leitura ainda é um desafio para a maior parte das pessoas, visto que muitas não são incentivadas para esta prática desde sua infância.


Apesar da escola e da biblioteca serem espaços de disseminação de leitura e locais onde ocorrem a construção e reconstrução de conhecimento, tendo o professor e o bibliotecário como elementos fundamentais de difusão e mediação das fontes de informação e conhecimento, ainda vivemos uma realidade institucional de baixos níveis de alfabetização inviabilizando o acesso dos nossos alunos ao conhecimento de qualidade.

Percebemos assim, a necessidade de promover trabalhos de incentivo a leitura na educação como via de inclusão social e de melhoria para a formação do educando e educador, tornando-os capazes de transformar sua realidade.

Diante desta consciência responsável em ser alguns entre tantos profissionais da educação, nós do Núcleo Educacional integrado com o Núcleo de Esporte e a Biblioteca do CEU elaboramos um projeto de leitura, tendo como ponto de partida, a contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos alunos das unidades, favorecendo o desenvolvimento e a consolidação do hábito de leitura nas crianças e adolescentes pelas leituras de autores renomados que fazem parte da história da literatura pelo mundo, apresentando à eles aqueles que muito contribuíram ou contribuem para que a leitura seja fonte de prazer e de livre expressão das opiniões populares.

O projeto propicia vivencias em espaços diferenciados e favorece as diversas formas de abordagens de texto e de gêneros lingüísticos, contribuindo para uma visão contextualizada da realidade, motivando o aluno a discutir idéias e avaliar o que está sendo posto pelo autor, considerar as diversas formas de expressão textual e sua construção, bem como a discussão das idéias postas no texto e na vida, que irão ajudá-lo a não ter medo de manifestar a escrita e usar a leitura como fonte de informação e criação da própria escrita.

Para atender a estas expectativas, dividimos o projeto em três eixos:

1. “Educação Psicomotora a serviço das competências Leitora e Escritora” atendendo os alunos dos 1ºs anos do ensino fundamental e alunos com problemas de aprendizagem ao longo do Ciclo I como forma de auxiliar no processo de alfabetização;

2. Manifestações literárias como incentivo da Leitura e da Escrita para todas as unidades e comunidade como forma de estimular o prazer pela leitura.

3. Formação de educadores “A Arte de Contar Histórias” como forma de incentivar professores a ler e contar histórias para seus alunos.

OBJETIVO

 Incentivar a manifestação do processo de leitura e escrita em crianças, adolescentes, alunos do EJA e comunidade;

 Aplicar atividades de educação Psicomotora visando desenvolver nos alunos as habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais;

 Contribuir para a formação de contadores de histórias.