Histórico


PROJETO DE LEITURA – 2008 A 2010

O projeto teve inicio em 2008 com o nome “Escritores do Céu no CEU”, onde a idéia central era com que alunos do CEI, EMEI e EMEF pertencentes ao Centro de Educação Unificado, pudessem ter contato com obras de autores renomados que já faleceram como forma de levar a eles a arte literária como incentivo a leitura e crescimento pessoal.
Iniciamos apresentando os trabalhos do autor Fernando Sabino que naquele ano completaria 85 anos com um vasto acervo literário. A partir de então, demos vida a diversos personagens do escritor de onde as crianças, adolescentes e educadores das unidades tiraram inspiração para uma variada criação que envolveu desde atividades no CEI com os pequeninos, como peças teatrais apresentadas no teatro para alunos e comunidade.
Diante do trabalho que estávamos realizando tivemos a oportunidade de fazer parceria com o instituto Votorantim que nos prestigiou com uma mostra itinerante intitulada: “Encontro Marcado com Fernando Sabino” que passou por sete cidades de São Paulo e Minas Gerais, como forma de democratização cultural e no CEU permaneceu de 30 de setembro a 30 de outubro.
A partir do mês de novembro, apresentamos para a comunidade escolar as obras de Machado de Assis com uma exposição na biblioteca, Jogos criados a partir dos textos, brincadeiras com circuito dos personagens, contação de histórias e uma réplica da casa do Machado, simulando alguns de seus pertences e cheiros da época.
A proposta foi tão certa que resolvemos continuar nosso trabalho no ano seguinte, só que desta vez, desenvolvemos dois projetos: “Escritores do Céu no CEU” e “Risos e leituras” o segundo com parceria do Núcleo da Cultura e que nos permitia trabalhar com os autores contemporâneos.
Assim prosseguimos em 2009, só que mudamos nossa estratégia, ao invés de oferecermos as atividades para o aluno participar e depois recriar as obras; oferecemos as leituras de forma compartilhada e com “contação” de histórias e a partir delas estimulávamos a criação pelo aluno, depois a montagem de exposições a partir da visão deles e por fim as apresentações do que foi produzido para toda comunidade escolar, incluindo as famílias.
No Projeto Escritores do Céu no CEU, trabalhamos no primeiro semestre o escritor Monteiro Lobato e no segundo semestre o escritor Câmara Cascudo, resgatando os escritores brasileiros e o folclore do país. No projeto Risos e Leituras trabalhamos de forma temática, resgatando a história local contextualizando com o mundo e o escritor Ricardo Azevedo. Nesse ano fizemos parceria com a Editora Paulus que promoveu uma festa de incentivo à Leitura para a Cidadania, distribuindo livros para todos os alunos.
Percebendo que o projeto despertava muito interesse e participação de todos, em 2010 resolvemos juntar as idéias e criarmos o Projeto “Leitura Cidadã” que foi dividido em três eixos: 1- “Educação Psicomotora a serviço das competências Leitora e Escritora” atendendo os alunos dos 1ºs anos do ensino fundamental e alunos com problemas de aprendizagem ao longo do Ciclo I como forma de auxiliar no processo de alfabetização; 2 – Manifestações literárias como incentivo da Leitura e da Escrita para todas as unidades e comunidade como forma de estimular o prazer pela leitura e 3- formação de educadores “A Arte de Contar histórias” como forma de incentivar professores a ler e contar histórias para seus alunos.
Dentro da proposta iniciamos algumas ações para incentivar ainda mais a participação. A primeira foi a criação de um blog para o projeto com o intuito de ampliar e disseminar pelas varias linguagens o trabalho que está sendo realizado para que todos possam avaliar os resultados. A segunda foi que passamos a fazer divulgação em duas feiras públicas do bairro, onde distribuímos para a comunidade local, panfletos e folders criados pelos alunos, bem como frases selecionadas por eles dos textos lidos no sentido de promover o conhecimento. A terceira ação trata-se de empréstimos de livros de clássicos e de saúde pública numa ação de mapeamento, onde o livro é levado na porta da casa das pessoas facilitando o contato da comunidade com o acervo disponível e quarta ação, é a “Convenção dos Avós” que tem como objetivo resgatar a história das gerações anteriores promovendo a convivência e o respeito entre os idosos, as crianças e os adolescentes. Os participantes dessa ação são: o Núcleo da terceira Idade e os alunos do Ensino fundamental. As atividades envolvem histórias verídicas contadas pelos idosos, gincanas, brincadeiras e é finalizada com um “chá da tarde”, no qual as crianças experimentam doces caseiros feitos pelas avós e eles, os avós apreciam o chá que as crianças servem num baile eclético, onde cada um apresenta seu repertório musical para que o outro grupo conheça, respeite e compartilhe.
Neste ano estamos contando com as parcerias do Instituto Esporte Educação que nos oferece oficinas de jogos simbólicos, de construção e de regras no trabalho com a Educação Psicomotora e da Editora Paulus que contribui com a distribuição de livros para nossos alunos.

Coordenadora de Projetos Educacionais Vera Lúcia de Oliveira